Receita Federal atualiza sistema para facilitar vida de contribuinte que caiu na malha fina
A Receita Federal liberou uma nova versão do sistema Requerimentos Web (antigo e-Defesa), que facilita a abertura de requerimentos para contribuintes que receberam notificação de lançamento após caírem na malha do Imposto de Renda (IRPF).
Golpe do 0800: Brasil tem cerca de 4,7 mil tentativas de fraude por hora. Saiba como se proteger Concurso Nacional Unificado: veja a relação candidato/vaga para cada bloco temático
A atualização inclui serviços como “Solicitar Retificação de Lançamento” e “Impugnar Parcialmente ou Impugnar Totalmente a Notificação de Lançamento”. O objetivo é simplificar o processo para o cidadão e otimizar o trabalho na Receita Federal.
Para utilizar o serviço de requerimentos on-line, os contribuintes devem acessar o portal e-CAC, selecionar a opção “Legislação e Processo” e, em seguida, clicar em “Requerimentos Web”.
Entrega de requerimentos on-line
Com a nova versão , houve a implementação da entrega desses requerimentos de forma totalmente on-line e integrada com outros sistemas e serviços do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), como e-Processo, e-Assina, Malha PF e Procurações.
“Agora, o contribuinte poderá assinar seu requerimento digitalmente e anexar a documentação comprobatória das alegações sem precisar sair e entrar em vários sistemas. Além disso, após a entrega totalmente online do requerimento, o contribuinte receberá o número do processo digital criado, que permitirá acompanhá-lo pelo site da RFB”, diz Claudia Maria de Andrade, gestora do sistema Requerimentos Web na RFB.
Redução de tempo
Além disso, a atualização vai otimizar o atendimento, uma vez que haverá redução do tempo de preenchimento e envio de formulários, além da análise feita pela Receita Federal. A nova versão da aplicação é a mais recente entrega do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para a Receita Federal.
“Os servidores da RFB encontrarão mais facilidade na análise dos requerimentos recebidos, graças à padronização das informações e às orientações claras para a entrega dos documentos comprobatórios”, conclui Diego Matos de São Joaquim, gerente de Desenvolvimento para Arrecadação Federal do Serpro.
Saiba Mais:
É #FAKE que vídeo mostre passageiros momentos antes de avião da Voepass cair em Vinhedo
Desfazer
Camavinga sofre entorse no ligamento do joelho e desfalca o Real Madrid por sete semanas
Desfazer
Esqueletos achados em Pompeia indicam vítimas de erupção que tentavam salvar sua riqueza
Desfazer
Mais recente Próxima Câmara conclui votação que altera impostos sobre imóveis e herança nesta quarta-feira
Publicar comentário